Jornada do Estudante apresenta informações da trajetória estudantil

AppsMovilidad

O aplicativo mobile apresentado pelo Governo Federal é gratuito e ​integrará diversas informações estudantis em um único canal.

O Ministério da Educação, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), está trabalhando no Projeto “Jornada do Estudante”.

Trata-se de um aplicativo que tem como objetivo contribuir diretamente no estabelecimento de uma visão integrada da trajetória dos alunos do país com a disponibilização de um aplicativo mobile multiplataforma (Android/IOS).

O aplicativo contem os dados pessoais do estudante, institucionais, cursos e disciplinas, além dos documentos digitais, como o histórico escolar digital ou diploma digital.

Permite ainda o compartilhamento dos documentos assinados eletronicamente.

A Jornada do Estudante faz parte do escopo da Rede Aprender, que tem como proposta implementar a plataforma de interoperabilidade da educação brasileira.

Como benefícios esperados, destacam-se “a celeridade, a facilidade, a segurança no acesso aos dados do estudante e seus respetivos documentos estudantis em formato digital e autenticados pelas respectivas instituições de ensino”.

Diz o Governo Federal que este é um “projeto estratégico” alinhado aos objetivos e ações do Plano de Transformação Digital e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC).

Para o desenvolvimento do aplicativo, o MEC conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório Bridge, viabilizado perante o Termo de Execução Descentralizada – TED.

Para execução da primeira versão do aplicativo, o Mínimo Produto Viável (MVP), o MEC tem viabilizado parcerias com algumas instituições de ensino brasileiras.

Para o ensino básico, foi celebrado Acordo de Cooperação Técnica com as Secretarias de Estado do Mato Grosso do Sul e do Paraná; e para as instituições de ensino superior, foram celebradas parcerias com as universidades UTFPR e UFMS.

Lea también :